O Uso de Cobogós Na Arquitetura Residencial



Tipicamente brasileiro, o cobogó se popularizou na década de 1950, mas surgiu no Recife lá para o fim da década de 1920. O nome curioso é atribuído às primeiras sílabas dos sobrenomes dos criadores desse elemento vazado tão popular nas casas brasileiras. Amadei Coimbra (Co), Ernest Boeckman (bo) e Antônio de Góis (gó) eram engenheiros pernambucanos e projetaram um tipo de tijolo vazado, ideal para cobrir fachadas, mas permitindo a passagem de ar e luz.

O cobogó nada mais é que um tipo de revestimento vazado que hoje pode ser encontrado em diversas formas e cores, e também pode ser encontrado em diversos materiais como o cobogó de concreto – o mais tradicional – o de cerâmica e até mesmo o cobogó de vidro.

A principal vantagem do cobogó na decoração é que ele permite que a luminosidade passe para os ambientes da casa, além disso, seus desenhos permitem que a luz do sol, se incidindo diretamente sobre ele, crie desenhos e padrões nas paredes e no chão, criando um bonito e diferente efeito nos ambientes, e o mais legal é que ele se adapta facilmente a diversos estilos de decoração tanto de casas mais sofisticadas quanto de casas simples.

O cobogó é um item decorativo perfeito para ser usado como divisória de ambientes, porque além de ser super charmoso, ele evita que a luminosidade se perca totalmente, assim você consegue separar as áreas da casa aproveitando a luz natural.



Como você já sabe, o cobogó é um item decorativo que pode acrescentar muita personalidade a decoração de vários ambientes e ele pode ser encontrado em materiais diferentes, uma grande vantagem por ser mais fácil conseguir combiná-lo com diferentes estilos decorativos.

O cobogó de vidro, por exemplo, é perfeito para quem quer levar mais leveza aos ambientes, principalmente em ambientes com um estilo mais moderno. O cobogó cerâmico pode ser encontrado em diversas cores, uma vantagem para colocar mais cor na decoração de ambientes neutros, além de combinar com diversos estilos de decoração. Enquanto isso, o cobogó de concreto é muito utilizado em decoração de ambientes com estilo industrial, rústico e também para áreas externas.

Outra grande vantagem do cobogó – provavelmente a principal –  é que ele é um elemento que além de ajudar a dividir ambientes e ajudar na iluminação, ele propicia boa circulação de ar, porque por ser vazado ele separa os ambientes mas a corrente de ar continua pelos seus recortes criando um ambiente fresco e arejado.


Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetura em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde. Conheça um pouco mais dos nossos projetos.

Se você busca por Arquitetura em Balneário Camboriú, conte conosco!

Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran!


© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com