Ladrilhos Hidráulicos E Seu Uso Em Pisos E Paredes de Casa e Apartamentos



Ele já esteve em alta por anos a fio. Depois, sumiu das casas e dos ambientes comerciais sem nem deixar rastro. Agora, o ladrilho hidráulico volta com tudo, pontuando uma tendência que veio novamente para ficar.

Nascido nos suntuosos palácios europeus do século 19, o ladrilho hidráulico foi esquecido pela arquitetura por quase um século, retornando como revestimento de projetos residenciais apenas em meados dos anos 1920. Sua saga não parou por aí, e foi novamente abandonado, substituído sem medo por novas tecnologias em acabamento que despontaram perto da década de 1950. Como tudo que é bonito e agrada, cá está ele, ressurgido com status de qualidade e elegância, sendo usado, também, por apresentar um grande aliado: seu ótimo custo-benefício comparado a outros revestimentos artesanais.

O retorno desse material está ligado à necessidade de criar ambientes aconchegantes onde a tendência de misturar o antigo com o moderno resulta em um espaço mais intimista. Sem falar de seu apelo artesanal – outro gancho de sucesso garantido.



Onde Usar

Com desenhos coloridos, monocromáticos, misturando várias padronagens para criar um patchwork, o ladrilho hidráulico pode ser usado tanto em espaços externos quanto internos, em paredes ou pisos. Pode, inclusive, revestir móveis, como tampos de mesas. Mas é nas cozinhas e nos banheiros que ganha o apreço de quem opta por esse tipo de acabamento. A estética vintage é a procurada por moderninhos de plantão, mas em preto e branco, por exemplo, cria um ar contemporâneo no ambiente, principalmente se utilizado em um padrão mais geométrico.



Fabricação e Manutenção

Embora porosos, os ladrilhos são resistentes ao tempo e ao uso, porém, apresentam menor resistência ao desgaste do que os produtos cerâmicos.

Feitos de placas de concreto de alta resistência, seu processo de fabricação ainda é bem artesanal e leva em torno de 30 dias para ficar pronto. Produzidos em moldes de cobre, com diversos compartimentos formando desenhos, os ladrilhos são preenchidos manualmente. Em seguida, passam por um processo de secagem – primeiramente, são submersos em água por oito horas, em média, para cura; depois, ficam em local fechado ao abrigo de sol. Ao contrário do que se pensa, a confecção dos ladrilhos não utiliza qualquer tipo de queima em fornos.

Esse é, portanto, um produto 100% ecológico, fabricado um a um. É por isso que o ladrilho hidráulico oferece uma ampla gama de desenhos e cores.

A manutenção e a limpeza são bastante simples, necessitando apenas de pano úmido. Anualmente, entretanto, recomenda-se a aplicação de uma resina hidrofugante que ajuda a manter as características do produto.


Para encontrar mais informações e modelos de ladrilhos hidráulicos, acesse os sites Ladrilhos Petrópolis e Ladrilar.


Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetos em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde. Conheça um pouco mais dos nossos projetos.

Se você busca por Arquitetura em Balneário Camboriú, conte conosco!

Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran!