Dicas Para Escolher O Papel De Parede Para Seu Ambiente


O papel de parede é uma excelente opção para quem está buscando mudar o visual de um ambiente sem gastar tanto dinheiro. Hoje em dia existem inúmeras estampas, materiais e tipos de papel de parede para deixar sua casa mais aconchegante.

Apesar de ser uma mudança simples, algumas dicas devem ser observadas na hora de escolher o papel de parede para seu ambiente. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para auxiliar você nessa escolha.


Quartos

Nesse ambiente, a recomendação é a utilização de um papel de parede vinílico. O material é resistente à luz e umidade, possui alta durabilidade e de fácil limpeza.

Em relação às cores, texturas e estampas, fica a critério do morador, pois existe uma infinidade de modelos possíveis, desde os florais, decorativos, geométricos, até o papel de parede com pontos de luz. Mas, uma boa sugestão é apelar para cores claras que transmitam uma sensação de conforto estético e térmico tanto de dia como de noite. Não precisa ser algo tão formal quanto em outros ambientes.


Salas

Na sala o material pode ser o próprio papel de parede tradicional, o de TNT ou o vinílico. A atenção aqui e na hora de escolher os desenhos e as cores do papel de parede. É preciso levar em consideração a cor do sofá, das almofadas, cortinas, tapetes e todas as outras coisas que compõe o espaço. Aplicar o papel em apenas uma parede é o ideal para não deixar o efeito visual muito pesado e dar apenas um toque de sofisticação no cômodo.


Cozinha

Quando falamos em cozinha, o papel de parede vinílico continua sendo uma ótima opção devido a umidade. Essa escolha tem que ser mais cuidadosa já que se trata de um ambiente mais quente e com grande incidência de gorduras nas paredes. O ponto forte aqui é também utilizar apenas em uma parede.


Banheiros e Lavabos

Para muitos é difícil imaginar colocar papel de parede em banheiros já que é um ambiente extremamente úmido. Para este ambiente o tipo vinílico é o único que se encaixa por perfeição por ser resistente à água, resistindo às intempéries por mais tempo. Aqui é possível brincar mais com as estampas aqui, já que o banheiro é um ambiente pequeno onde geralmente vaso e pia são todos de uma única cor. Vale a pena apostar em estampas mais extravagantes e chamativas.

Já no lavabo, como não é uma área molhada, o papel de parede está sendo muito utilizado para quebrar a monotonia e trazer requinte ao ambiente. Como esse revestimento oferece uma variedade de estampas e texturas, é possível usar a criatividade para deixá-lo bonito, aconchegante e até mesmo descontraído.


Como harmonizar o ambiente com papel de parede?

Escolher a cor ou estampa errada pode fazer com que o papel de parede ofereça um efeito desagradável fazendo uma verdadeira poluição visual dentro de casa. Preste atenção nos outros itens do cômodo como os objetos de decoração, quadros, estofados, capas de almofadas, tapetes, cortinas e outros.

Caso você escolha por cobrir apenas uma parede, meia parede, teto ou usar apenas uma faixa para dividir a parede ao meio, preste atenção na cor da tinta que está lá. O papel deve ser num tom parecido com o da parede para não aparentar um ambiente caótico e causar desconforto visual.

Na hora de escolher a decoração da sua casa não pense apenas nas visitas e o que elas acharão do papel de parede. A primeira pessoa que deve se sentir confortável com o material escolhido é o dono da casa que vai estar naquele ambiente boa parte do seu tempo e precisa se sentir confortável na própria casa.


Na dúvida, contrate um arquiteto. :)

© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com