Cimento Queimado, Você Sabe O Que É?



Você sabe o que é cimento queimado? Se ainda não conhece esse material, vamos dar uma ajudinha e mostra como usar cimento queimado em diferentes lugares e ambientes.

O que é cimento queimado?

Desde já fique sabendo que o material em si não se trata de coisa nova… A novidade está, na verdade, em seu uso, que está super em evidencia. Também pudera, há muitas opções legais e pontos positivos nesse material.

Este tão comentado recurso é simples e, puramente, uma argamassa de cimento, areia e água. Com o chão bem nivelado essa mistura é aplicada na superfície a fim de ficar o mais plana possível. Se até você achou tudo normal e está pensando em um chão tipo contrapiso, vamos ao ponto em que as coisas mudam um pouco. Depois de nivelar essa argamassa e com a mistura ainda úmida e mole, joga-se pó de cimento seco por toda a superfície e com uma desempenadeira espalha-se o pó. Apesar de ter a palavra “queimado” no nome, nenhuma técnica que envolve fogo é utilizada. Nada de pirotecnia aqui! Depois do processo feito, é só esperar pela secagem da superfície e o resultado será uma superfície lisa e nivelada.

Onde usar cimento queimado?

Este material normalmente é associado a um estilo industrial e urbano, mas isso não significa que sua casa deve seguir unicamente essa linha para aderir à tendência. Hoje em dia as regras de combinação são mais elásticas e elementos surpresa são muito bem vindos. Em verdade, o mix de estilos de forma harmônica é o que mais vemos nas mostras e revistas. A técnica é muito versátil e por isso permite a aplicação em diferentes superfícies. A única ressalva fica para o interior do box, já que ele é poroso e produtos como shampoo, condicionador e sabonete podem reagir com o material utilizado e mudar suas características iniciais. Sua contraindicação para o uso no box também se justifica pelo fato de ficar escorregadio em contato com a água.

A grande vantagem do cimento queimado está no preço: sai muito mais barato do que a maioria dos porcelanatos. E sua segunda grande vantagem está no fato de ser aplicado uniformemente em todo o contrapiso, sem rejuntes! Com essa escolha, você elimina esse probleminha chato que é o rejunte sujo. A durabilidade desse tipo de piso é alta quando feito por um profissional que tenha domínio da técnica, ou seja, alguém especializado que saiba como fazer cimento queimado para projetos residenciais, caso contrário, é comum que trincas apareçam e posteriormente possam vir a comprometer o piso.

O piso de cimento queimado pode ser utilizado na sala para dar um estilo despojado ao ambiente, e quando combinado com cores claras, pode contribuir para um projeto mais leve. As cores são importantes pois criam pontos de destaque e dão vida ao espaço que, sem elas, ficaria muito monótono e gélido.


No quarto o piso dá ares modernos e pode ser mesclado a outros materiais, como madeira. Assim o frio se mistura com o quente, garantindo o aconchego esperado de um dormitório. A ideia de fazer um mix de materiais dá ainda mais originalidade ao recurso… Portanto, não tenha medo!

O único contra de utilizar a técnica no piso do quarto fica por conta justamente do frio, já que ele deixa o ambiente gelado. Então, se você mora em uma região fria, pode ser um ponto negativo, mas se você mora em um lugar quente, pode ser uma ótima alternativa. Mas nada que o uso de tapetes não possa solucionar.

Na cozinha a técnica também vai muito bem, e, como mencionamos acima, a facilidade de limpeza do piso é um ponto positivo para essa área da casa.

No banheiro ou no lavabo é válido o uso da técnica, contanto que não seja aplicada no interior do box. A combinação do aspecto de concreto com pontos de cor deixa o banheiro super atual, e o amarelo é uma das cores mais usadas por designers de interiores, pois combina perfeitamente com o cinza.

O recurso arquitetônico pode ser utilizado na casa toda, ou em apenas um cômodo para ser o destaque da casa. Mas se a opção é usar em apenas uma peça, é importante não fazer um carnaval com o resto dos pisos para não destoar muito… Você pode usar, por exemplo, madeira em quartos e ambientes íntimos e cimento queimado em banheiros e cozinha. Se você deixar o cimento desconectado do resto da casa, o resultado não ficará legal.



Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetura em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde. Conheça um pouco mais dos nossos projetos.

Se você busca por Arquitetura em Balneário Camboriú, conte conosco!

Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran!


© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com