Air Plants - Plantas Que Sobrevivem Sem Terra e Que Você Pode Ter Na Sua Casa!



As air plants são plantas do gênero Tillandsia e são super fáceis de cuidar e ficam bem em qualquer lugar da casa. O gênero Tillandsia é composto por mais de 650 espécies! O fato delas parecerem bromélias não é por acaso, ambas pertecem à mesma família.

Na natureza é possível encontrá-las crescendo em árvores - até mesmo em cactos. Porém, não devemos confundir com parasitas, ela apenas se hospeda, sem oferecer prejuízos. Ou seja, a visita perfeita.

São plantas muito curiosas e que se destacam pelo seu caráter exótico.

A cor predominante desta variedade é o verde, mas em algumas espécies, é possível identificar algumas nuances avermelhadas e prateadas. Em relação ao tamanho, podem variar entre 5 centímetros e 2 metros. Em sua essência, são plantas bastante independentes e resistentes, portanto, de fácil cultivo.

Por não precisar de terra, é a planta perfeita para os mais criativos. Pode ser pendurada, criar uma instalação para ela, ou simplesmente apoiar diretamente em cima do seu móvel.  Na verdade, elas podem ser fixadas sobre qualquer superfície, de qualquer material. O único ponto de atenção que deve ser observado é em relação ao contato desta superfície com a água. Como a planta será regada frequentemente, é preciso escolher um suporte resistente a água.



Para manter sua Tillandsia saudável, o ideal é procurar um local com boa circulação de ar e claridade natural (não sol direto). Para regar, borrife água três vezes por semana ou mergulhe em um balde com água uma vez por semana. Perceba que a tonalidade verde de suas folhas vai mudar, ficando mais vivo quando a planta estiver devidamente hidratada. Ao finalizar as borrifadas, chacoalhe a planta para que ela não fique com água empoçada, evitando assim que apodreça. Faça o mesmo quando retirar a planta do balde.

Como com toda planta, os cuidados não devem ser seguidos cegamente, eles são apenas um guia. Percebeu que a sua planta está com um aspecto ressecado, com as pontas perdendo o verde? Sinal que ela está com sede, borrife mais. Está fazendo frio, os dias estão mais nublados e percebeu que a sua planta está demorando mais para secar? Hidrate menos. 

Um dado curioso: dê preferência para molhar sua tillândsia durante o dia. Porque? Suas folhas, tanto na parte superior quanto inferior, são cobertas por tricomas (tipo escamas) que absorvem água. Durante a noite as escamas tendem a fechar, sendo assim, sua planta irá hidratar menos.

Outro fator para ter em mente é que de noite pode demorar mais para a água evaporar da planta. No caso de dias muito frios, pode até causar a sua morte. 

Além de charmosas, essas plantas são práticas e de fácil manutenção, por isso, uma ótima opção para quem quer inovar na decoração com personalidade e começar a colocar mais verde em sua casa. Com apenas alguns cuidados simples, você garante o bom desenvolvimento das air plants – não tem erro!


As tillandsias ou air plants podem ser encontradas a venda também pela internet no site Tillandsias Brasil.


Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetos em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde. Conheça um pouco mais dos nossos projetos.

Se você busca por Arquitetura em Balneário Camboriú, conte conosco!

Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran!

© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com