5 Dicas De Decoração De Apartamentos Pequenos


Conforme os espaços na cidade vão se tornando mais limitados, menores ficam as metragens dos apartamentos dos lançamentos imobiliários mais recentes. Isso faz com que os compradores procurem, cada vez mais, boas alternativas para a decoração de apartamentos pequenos, para deixar os espaços mais amplos e confortáveis.

Se você está prestes a comprar um apartamento com uma metragem reduzida, ou já comprou, temos uma boa notícia: é possível fazer isso! Existem, atualmente, vários artifícios de decoração para dar mais amplitude e funcionalidade a espaços compactos, e todos eles podem te ajudar na missão de decorar seu apartamento.

Pensando nisso, o blog trás hoje 5 super dicas de decoração para apartamentos pequenos, transformando-os em imóveis amplos e bem aproveitados.


1. Use e Abuse de Espelhos



Um dos principais truques que arquitetos usam para dar mais leveza, suavidade e amplitude para ambientes reduzidos são os espelhos. Eles transmitem uma ideia de espaço, e dão uma sensação agradável a moradores e convidados.

Aqui, vale usar a criatividade. Você pode usar espelhos grandes, que é o mais comum, ou usar vários espelhos menores, em conjunto, para compor um ou mais ambientes.

Recomendamos o uso de espelhos em laterais de corredores, isso faz com que eles pareçam maiores, além de dar bastante elegância a um ambiente geralmente mais “sem graça”.


2. Tenha Compartimentos Secretos

Uma alternativa para organizar e manter seu apartamento organizado com mais praticidade, é usar móveis e peças que tenham verdadeiros compartimentos secretos. O mercado já tem várias alternativas nesse sentido, como poltronas, sofás, camas, puffs, entre outros.

O segredo aqui é tomar cuidado, pois esses móveis tendem a ser um pouco maiores que os tradicionais. Então muitos móveis com compartimentos desses podem deixar o ambiente carregado demais.

Aposte também em móveis que tenham gavetas. Elas são uma ótima alternativa para guardar objetos sem a necessidade de se usar mais espaço ou ter mais móveis. Então, sempre que puder, faça essa escolha.


3. Trabalhe Bem A Iluminação

A maioria dos apartamentos, tanto na entrega quanto depois da decoração, têm apenas luzes fixas no teto, o que faz o apartamento parecer ainda menor. Para mudar essa visão, use abajures e luzes de LED – tanto fitas quanto lâmpadas – para criar pontos de iluminação diferentes.

Outra ideia é investir em lâmpadas com visual mais moderno, e mais pontos de iluminação no teto para deixar o ambiente mais atraente. E lembre-se, não precisamos quebrar o teto para isso, é para isso que servem as aplicações em gesso.


4. Preste Atenção Nas Cores

Quanto às cores, é fundamental pensar sempre no ambiente como um todo, certo? Então, vamos começar pelas paredes, depois vamos para as mobílias e detalhes de decoração.

Em lugares onde você terá móveis próximos ou encostados, e nas proximidades das janelas, a recomendação principal é usar cores claras. Elas vão dar sensação de amplitude ao ambiente, além de deixa-lo mais leve e confortável aos olhos.

Se você gosta de cores mais escuras, não se preocupe, elas também têm lugar em apartamentos pequenos. A questão é usá-las no lugar certo, por exemplo, em paredes divisórias de ambientes, para dar uma sensação de profundidade ao cômodo.

E se você é do tipo que gosta de coisas coloridas, nós não esquecemos de você! Mas aqui, devemos dizer que as cores mais vibrantes devem vir como complementos, como em almofadas, quadros, e outros objetos de decoração.

Usando essas dicas, você terá um ambiente equilibrado visualmente, e também bastante elegante.


5. Integre Os Ambientes Do Seu Apartamento

Outra forma de ganhar amplitude na hora de fazer decoração para apartamentos pequenos, é integrar os ambientes do imóvel. Isso quer dizer, para simplificar, menos paredes e mais espaços abertos.

Um exemplo bastante simples para se ganhar amplitude entre cozinha e sala, por exemplo, é usar o conceito de cozinha americana. Assim, mesmo que o espaço seja pequeno, o seu campo de visão não será “atrapalhado” por uma parede gigante, e a sensação de conforto se torna maior.

Uma alternativa, embora não seja tão comum, é se livrar do máximo de paredes possível. No lugar dela, você pode trabalhar com divisórias de vidro – que dão uma elegância incrível aos ambientes – ou de MDF vazado, que são bonitos e darão a amplitude necessária ao ambiente.

Agora é sua vez! É só pegar essas dicas, escolher como aplicar, e seguir em frente no seu projeto de decoração para apartamentos pequenos. Com certeza você terá um espaço bem mais aconchegante e convidativo se conseguir aplicar cada uma delas.

Ficou com alguma dúvida, ou quer uma ajuda para organizar tudo em um projeto bacana? Então não perca tempo, entre agora mesmo em contato conosco! Ficaremos felizes em te ajudar da melhor maneira possível, tanto com o seu projeto quanto com a decoração de seu apartamento!



Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetura e Design de Interiores em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde. Conheça um pouco mais dos nossos projetos.

Se você busca por Arquitetura em Balneário Camboriú, conte conosco!

Siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran!

© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com