16 Plantas Para Ter Em Casa Ou Apartamento

Ambientes internos de casas ou apartamentos não precisam ser sinônimos de espaços sem plantas ou de jardinagem. Elas são essenciais para trazer vida e deixar os ambientes mais agradáveis e bonitos. Por isso selecionamos 16 plantas que você pode ter dentro da sua casa ou apartamento.


Cróton


O Cróton é uma planta arbustiva que tem ganhado destaque na ornamentação de ambientes e jardins em todo o mundo. Possui uma folhagem muito atraente, principalmente pela sua coloração intensa e exuberante, com mesclas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. Existem várias variedades cultivadas, possuindo diferentes cores e formas. Possui uma seiva branca e tóxica quando ingerida, podendo também causar irritações de pele.


Orquídea

Quem nunca comprou ou ganhou de presente um vaso desta planta? Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Uma das espécies mais comuns é a phalenópsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta.


Samambaia


De coloração verde-clara, apresenta folhas longas e pendentes, que costumam formar touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra, mas ela também gosta de receber iluminação difusa. O vento é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens.


Suculentas


São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bastante fáceis de cuidar, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.


Árvore-da-felicidade


Acredita-se que a presença dela na casa traz harmonia e sorte, mas para isso é preciso ganhar um exemplar de presente. Há quem acredite também que as boas energias são garantidas somente quando plantadas no mesmo vaso as duas variedades: a macho e a fêmea. Apresenta folhas pequenas, delicadas e de cor verde-escura. Aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas. Ela não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.


Lança-de-São-Jorge


Com folhas cilíndricas, rígidas e verticais, tem um visual bem ornamental. É muito resistente e adora ambientes internos à meia-sombra, mas também vai bem quando cultivada sob sol pleno e luz difusa. Pede pouca água e suporta ambientes com ar condicionado. Pode ser trançada, ganhando um aspecto ainda mais interessante. Como as folhas são pesadas, vale escorá-las com um tutor.


Peperômia


Folhagem pendente muito ornamental, de aspecto delicado. Suas folhas são suculentas e em formato de coração, geralmente em tons de verde com bordas amareladas ou brancas. Ótima para o plantio em jardins verticais ou vasos suspensos. Deve ser cultivada à meia-sombra e tolera até iluminação com luz florescente, sendo uma boa opção para escritórios.


Ciclanto


Seu caule é quase inexistente, já suas folhas são exuberantes: grandes, largas e com aspecto amassado. Vai superbem em ambientes internos à meia-sombra e não precisa de vasos muito fundos. A umidade é essencial para essa espécie. Uma boa dica é proteger o solo do vaso com casca de pínus, para diminuir a evaporação da água de regas.


Cacto


Ótima opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas, a espécie gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol seu cacto receber, mais robusto e bonito ele ficará. Quando plantado em vasos, ele estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.


Lírio da paz



As folhas brancas dessa planta não podem receber luz direta do sol ou são queimadas. Dessa forma, ambientes com sombra são seus melhores amigos. O solo deve ser sempre úmido. Com o passar do tempo, sua folhagem se esverdeia. Essa é uma planta tóxica, então mantenha crianças e animais longe dela.


Antúrio



Conhecida como um curinga para lugares pouco iluminados, o antúrio é mais usado em vasos. Sua cor destaca o local em que é posto, mas não deve ficar em ambientes escuros ou seu crescimento é prejudicado. A irrigação pede muita umidade, então deve ser feita 3 ou 4 vezes por semana.


Jiboia



Com folhas brilhantes e que se alternam com a maturidade da planta, a jiboia precisa de uma irrigação constante e pode ser cultivado com luz direta do sol. A melhor forma de cultivo é deixá-la em meia sombra, para que sua folhagem possa ser vigorosa. Essa planta é tóxica e deve ser mantida fora do alcance de crianças.


Singônio



Também venenosa, o singônio é uma planta que possui uma folhagem bastante vistosa e decorativa. Se adapta à meia-sombra e exige que seja regada com frequência para que a terra fique úmida e seu crescimento não seja prejudicado.


Pacová



Tipicamente tropical, o pacová possui folhas brilhantes e textura que lembra o couro. Deve ser cultivada em solo sempre úmido e em ambiente à meia-sombra. Também conhecida como babosa-de-pau, ela não deve ser confundida com a babosa (Aloe vera), essa planta é diferente e exige outros cuidados.


Filodendro



Sua folha em formato de coração é reconhecida facilmente. O filodendro é uma planta originária do Brasil e deve ser mantida afastada de luz direta do sol, mas em um ambiente claro. Sua irrigação acontece sempre que a terra estiver seca.


Bromélia



A planta traz tons de cores complementares: vermelho ou amarelo que entra em contraste com verde escuro. A luminosidade deve ser indireta, já que a incidência contínua da luz do sol queima a folhagem. Precisa de irrigação frequente, a cada dois dias.


Sobre a Norte Arquitetura:

Somos um Escritório de Arquitetura em Balneário Camboriú - SC, fundado no ano de 2017. Tem por missão levar boa arquitetura, soluções criativas, que atendem os gostos e necessidades de cada cliente.

     Possui seu foco em projetos de arquitetura, interiores e estabelecimentos de saúde.

© 2019 por Norte Arquitetura Balneário Camboriú -  (47) 99692 - 4151    contato@nortearquitetura.com